2.914 dias, mais concretamente, oito anos. Foi este o hiato temporal que os fãs da ginástica esperaram pela realização do World Gym for Life Challenge. Mas o evento está finalmente de volta e claro que uma edição memorável como esta só poderia ter lugar numa das cidades mais bonitas do mundo: Lisboa.
A capital portuguesa prepara-se assim para receber, entre os dias 22 e 26 de julho, mais de três milhares de participantes, um feito que - ainda antes do seu começo - já torna este evento histórico. E porquê? Porque falamos de números absolutamente recorde.
“Este evento é o resultado de um esforço coletivo e quero deixar um agradecimento a toda a equipa da Federação de Ginástica de Portugal pelo trabalho incansável e pela dedicação que têm demonstrado. Lisboa irá receber o maior World Gym for Life Challenge de sempre, e isso só é possível graças ao compromisso de todos os envolvidos. Este será, sem dúvida, um momento inesquecível para a ginástica e para o nosso país”, afirma Luís Arrais, Presidente da Federação de Ginástica de Portugal.
Se olharmos para o passado, a edição de Vestfold (2017) totalizou 2.076 participantes, um valor superior aos 1.405 de Cidade do Cabo (2013) e aos 1.541 de Dornbirn (2009)… mas nada comparado com os já confirmados 3.502 de Lisboa (2025).
Mas vamos aos países! Para já está confirmada a participação de federações como a Albânia, Alemanha, Austrália, Azerbaijão, Bélgica, Canadá, Chéquia, Dinamarca, Eslováquia, Estónia, Finlândia, Grécia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Lituânia, Malásia, México, Noruega, Reino Unido, Suécia, Suíça e Zimbábue. Por confirmar fica assim a Áustria, Bulgária, Nepal, República Democrática do Congo, Sri Lanka e Uzbequistão.
“Não esperávamos números tão grandes mas, para nós, isso não é um problema. A FGP organiza todos os anos a Festa Nacional da Ginástica, a cidade de Lisboa está acostumada a receber grandes eventos e Portugal é um país seguro, amigável e com muito sol”, garante ainda Álvaro Sousa, Diretor Executivo do evento.
O mundo irá estar em peso na cidade de Lisboa e o impacto financeiro e turístico será evidente. Os participantes das mais de 140 classes gímnicas esperadas irão espalhar-se pela capital e ficar alojados em hotéis (cerca de 200 participantes), Pousadas da Juventude (1.797) e em escolas públicas (1.654). Estão já marcadas mais de onze mil refeições, mas este é apenas um número base e que irá seguramente disparar depois dos ginastas provarem a maravilhosa gastronomia portuguesa.
Já o espetáculo estará espalhado pela cidade. O Altice Arena será o palco de todos os sonhos e o local onde irão decorrer as competições, a Gala e a Cerimónia de Encerramento. Já a Cerimónia de Abertura terá como fundo o Rio Tejo num desfile que irá terminar na Praça do Comércio.
Este será seguramente um evento mágico para todos os amantes de Ginástica e que irá fazer render à nossa modalidade todos aqueles que ainda não a conhecem. Vemo-nos em Lisboa?
Comments