top of page

Portugal em destaque no Yearbook 2024 da European Gymnastics

A European Gymnastics lançou esta semana - à semelhança do que faz todos os anos - o Yearbook 2024. Falamos de um livro digital onde são incluídos os momentos mais marcantes da época e a Ginástica Portuguesa aparece em destaque.


A primeira referência vai para o Campeonato da Europa de Trampolim, Duplo Mini-Trampolim e Tumbling, que decorreu entre os dias 03 e 07 de abril na cidade de Guimarães. O evento contou com um total de 232 ginastas séniores e 191 juniores, em representação de 29 federações participantes.



Faria Gayibov, Presidente da European Gymnastics, descreveu a competição como um evento “histórico e intenso” onde se viveram “momentos competitivos e muitas surpresas no pódio”.


O “legado assegurado” e o “domínio português”, foram algumas das expressões utilizadas para caracterizar a prestação portuguesa na competição. Com destaque especial para Tiago Sampaio Romão que, dez anos depois de se ter tornado Campeão do Mundo Júnior de Duplo Mini-Trampolim em Guimarães, recebeu o mesmo título no escalão de Séniores. 



Mas foi igualmente para Pedro Ferreira e Diogo Abreu que “levaram o pavilhão ao rubro” quando subiram ao pódio para receber uma Medalha de Ouro e uma de Bronze (respetivamente) na categoria de Trampolim Individual.


A soma de pódios fez com que Portugal fosse o país mais medalhado da competição (4 Ouros, 4 Pratas e 9 Bronzes), ainda que ficasse em segundo lugar no medalheiro, sendo apenas ultrapassado pelo Reino Unido que colecionou mais Medalhas de Ouro.



Dos Trampolins para a Ginástica Artística Feminina, e sem grandes surpresas, o foco vai para Filipa Martins que venceu o prémio SmartScoring Shooting Star. 


Com um currículo exímio - onde constam três Jogos Olímpicos, oito Campeonatos do Mundo, doze Campeonatos da Europa, dois Jogos Universitários e uns Jogos Europeus - a ex-ginasta foi reconhecida por ter “posto Portugal no mapa” e ser dona de uma “popularidade que inspira dezenas de jovens”.



Mas não é a única a fazê-lo! João Peixinho foi o “modelo a seguir” e o verdadeiro destaque no TeamGym. O ginasta, que integra a disciplina desde a sua implementação em Portugal, já passou pelo papel de ginasta, treinador, capitão de equipa e até já foi tudo isto ao mesmo tempo. Tem um “espírito de grupo fora do comum”, habituou-nos a “desafiar os limites da dificuldade” e, aos 37 anos, prova diariamente que a idade não é um impedimento.



Já nas últimas páginas o Yearbook 2024 viaja até à Noruega. A European Gymnastics recorda o papel de Bruno Oliveira como feedbacker convidado para o European Gym for Life Challenge e as classes “ZakiGym”, “Gimnofrielas - Top Acro Gym” e “Albigym - AcroGymnastic” que foram Menção de Ouro no evento e a “AGG Vouzela - Representação” que recebeu uma Menção de Prata.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page