Os Cursos Intercontinentais para Juízes da Federação Internacional de Ginástica (FIG) decorreram em Lausanne, na Suíça, entre os dias 28 de novembro e 8 de dezembro e Portugal alcançou nota positiva.
“Os resultados dos juízes portugueses foram bastante positivos tendo em conta que conseguimos este ano ter mais juízes de Categoria 1 do que no ciclo passado. Penso que o maior destaque será para o juíz Fábio Castanho que teve a nota mais alta nas três especialidades dos Trampolins e para os juízes de Ginástica Acrobática que tiveram um desempenho absolutamente excecional”, esclareceu Pedro Lopes, Presidente do Conselho de Ajuizamento da Federação de Ginástica de Portugal.
Na disciplina de Trampolins, o juiz Fábio Castanho alcançou a Categoria 1 nas três especialidades, ou seja, em Trampolim, Duplo Mini-Trampolim e Tumbling, chegando assim ao topo da carreira internacional. Os resultados obtidos em Lausanne fazem com que seja “um dos fortes candidatos” ao ajuizamento nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Já Daniela Marques manteve a Categoria 1 na especialidade de Duplo Mini-Trampolim, enquanto João Marques alcançou a Categoria 1 em Duplo Mini-Trampolim, Tumbling e ainda na disciplina de Parkour.
Os resultados na Ginástica Acrobática destacaram-se com os juízes Lucília Rodrigues, Victor Silva e Ana Zacarias a alcançarem também as notas mais altas do curso. O mesmo se verificou na Aeróbica com João Baptista que se tornou juiz de Categoria 1, um feito que “há muito não era alcançado” em Portugal.
“A carreira dos juízes internacionais divide-se em quatro categorias. No caso da Categoria 1, esta só pode ser alcançada por via dos Cursos Intercontinentais, que decorrerem de quatro em quatro anos. Na prática, isto significa que neste momento qualquer um dos nossos juízes de Categoria 1 pode ser chamado para ajuizar provas como os World Games, os Jogos Olímpicos ou ser Juíz de Referência ou Júri Superior em provas de alto relevo da FIG ou da EG”
Já nas outras disciplinas, Portugal teve juízes que obtiveram ou mantiveram os seus brevets de Categoria 2, podendo ser igualmente convidados para o ajuizamento de competições internacionais.
Kommentare