“E quem não salta, não é ginasta”. Este foi apenas um dos vários cânticos ouvidos no último fim-de-semana pelas ruas de Guimarães. Entre os dias 28 e 30 de junho, o norte de Portugal recebeu 3.000 ginastas, de todos os cantos do país, para participarem naquele que é o maior evento gímnico realizado em Portugal.
Fotografias: Hélder Cruz, Mónica Barata e Pedro Barata
Depois do momento de acreditação, os vários clubes presentes reuniram-se no Largo da Mumadona para dar início ao Desfile de Abertura. Sob o comando da Cerci Gui, centenas de ginastas desceram até ao Largo do Toural onde subiram ao palco para serem apresentados e receberem uma lembrança de participação pela mão do Presidente da Federação de Ginástica de Portugal, Luís Arrais, e do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, Nelson Felgueiras.
Fotografias: Hélder Cruz, Mónica Barata e Pedro Barata
Num fim-de-semana em que o mau tempo se fez sentir, a chuva ainda tentou estragar os planos iniciais, mas a Festa Nacional continuou. Perto das 09:30h os palcos do Pavilhão Francisco de Holanda, do Inatel e do Multiusos de Guimarães (inicialmente Palco Exterior) deram início às apresentações. Seguiu-se a Batalha dos Campeões, um dos momentos altos do evento onde o espetáculo é o foco central. Os melhores ginastas de cada disciplina competitiva foram desafiados a entrar num verdadeiro duelo e, numa competição de um para um, foi o público e os júri que decidiu aquela que foi a melhor prestação.
Fotografias: Hélder Cruz, Mónica Barata e Pedro Barata
noite terminou com a primeira Gala Professor Henrique Reis Pinto, uma cerimónia que contou com a participação de algumas das classes que receberam Menção de Ouro no Gym For Life Portugal 2024.
Com toda a família da Ginástica reunida, a festa seguiu dentro e fora de portas até domingo, num espetáculo único e de elevada qualidade com muitas exibições e ainda com a segunda Gala do fim-de-semana. Três dias depois podemos confirmar que a Ginástica Nacional se encontra viva e de boa saúde. Até para o ano 👋🏼
Fotografias: Hélder Cruz, Mónica Barata e Pedro Barata
Comments