Já só faltam três dias para que dezenas de ginastas de todos os cantos do mundo entrem no Multiusos de Guimarães para fazerem a acreditação para a Competição Mundial por Grupos de Idades de Ginástica Acrobática.
Na prova, que decorrerá entre os dias 12 e 15 de setembro, são assim esperados mais de 500 ginastas em representação de 32 federações participantes. Números que apontam para este seja o maior evento desportivo da disciplina gímnica já alguma vez realizado.
A juntar-se aos ginastas virão ainda equipas multidisciplinares (de treinadores, fisioterapeutas, membros da imprensa, familiares) que irão passar mais de duas semanas em Guimarães - e cidades circundantes - muitos deles acabando por prolongar as suas estadias pós-evento. O impacto no turismo na região é claro, se considerarmos que serão usufruídas cerca de 9150 noites em hotéis e consumidas mais de 9600 refeições.
Um Multiusos em transformação
Por estes dias, a “Cidade Berço” transforma-se na capital mundial da Ginástica Acrobática e o Multiusos de Guimarães é o epicentro de toda a agitação. Desde a criação de gabinetes para as diversas entidades presentes, ao começo da construção do palco e das zonas de aquecimento, cada setor foi pensado ao pormenor sob os tons azuis do cartaz. No local e desde terça-feira, já se encontram mais de três dezenas de profissionais dedicados em exclusivo à preparação deste evento.
“O Multiusos está em completa transformação. Estamos desde terça-feira a tratar de todos os detalhes para que, quando as delegações chegarem, tudo esteja pronto para os receber da melhor forma possível. Acho que irão ter uma agradável e bonita surpresa”, garante Teresa Loureiro, Diretora Executiva da competição.
O que esperar de Portugal na competição?
A nível gímnico, Portugal é apontado como um dos países favoritos ao pódio, algo que não é indiferente à Federação de Ginástica de Portugal.
“Para Portugal só podemos esperar o melhor! Claro que contamos com várias medalhas e ambicionamos ouvir A Portuguesa. Sabemos aquilo que somos capazes e acreditamos que o facto de estarmos em casa irá ser muito positivo para os nossos ginastas”, assegura a também Diretora Executiva da FPG.
No escalão 12-18 anos e na categoria de Par Feminino, Portugal estará representado por Constança Santos e Diana Laranjinha, bem como pela dupla de Matilde Taveira e Alexandra Cardoso. Guilherme Silva e Salvador Oliveira entram em ação nos Pares Masculinos, enquanto Beatriz Gomes e Martim Rego competem nos Pares Mistos ao lado de Mariana Pinheiro e David Teixeira. Já os Grupos Femininos ficaram nas mãos de Francisca Pires, Varvara Pastukhova e Beatriz Cardoso, e ainda do trio de Maria Correia, Catarina Santos e Maria Amorim.
No escalão 13-19 anos, foram convidados os Pares Femininos de Sofia Ferreira e Joana Silva, bem como o de Rita Faria e Mélanie Rodrigues. Rafael Santos e Gustavo Fernandes, assim como Guilherme Matos e Fábio Beco, vão vestir as cores nacionais nos Pares Masculinos. Já os Pares Mistos serão representados pelos ginastas Maria Henriques e João Carreira, e ainda Beatriz Almeida e Tiago Largosse. Por sua vez, na competição de Grupos teremos no praticável o trio de Ema Fernandes, Leonor Carreira e Alícia Santos, bem como de Inês Nossa, Laura Veloso e Maria Duarte. Já do lado masculino, João Samico, Tomás Martinho, Jorge Silva e Gabriel Vilela serão os único Grupo Masculino português em competição.
Kommentare