top of page

Acrobática: Guimarães prepara-se para receber Competição Mundial por Grupos de Idades

Já só faltam três dias para que dezenas de ginastas de todos os cantos do mundo entrem no Multiusos de Guimarães para fazerem a acreditação para a Competição Mundial por Grupos de Idades de Ginástica Acrobática.


Na prova, que decorrerá entre os dias 12 e 15 de setembro, são assim esperados mais de 500 ginastas em representação de 32 federações participantes. Números que apontam para este seja o maior evento desportivo da disciplina gímnica já alguma vez realizado.


A juntar-se aos ginastas virão ainda equipas multidisciplinares (de treinadores, fisioterapeutas, membros da imprensa, familiares) que irão passar mais de duas semanas em Guimarães - e cidades circundantes - muitos deles acabando por prolongar as suas estadias pós-evento. O impacto no turismo na região é claro, se considerarmos que serão usufruídas cerca de 9150 noites em hotéis e consumidas mais de 9600 refeições.




Um Multiusos em transformação


Por estes dias, a “Cidade Berço” transforma-se na capital mundial da Ginástica Acrobática e o Multiusos de Guimarães é o epicentro de toda a agitação. Desde a criação de gabinetes para as diversas entidades presentes, ao começo da construção do palco e das zonas de aquecimento, cada setor foi pensado ao pormenor sob os tons azuis do cartaz. No local e desde terça-feira, já se encontram mais de três dezenas de profissionais dedicados em exclusivo à preparação deste evento.


“O Multiusos está em completa transformação. Estamos desde terça-feira a tratar de todos os detalhes para que, quando as delegações chegarem, tudo esteja pronto para os receber da melhor forma possível. Acho que irão ter uma agradável e bonita surpresa”, garante Teresa Loureiro, Diretora Executiva da competição.


O que esperar de Portugal na competição?


A nível gímnico, Portugal é apontado como um dos países favoritos ao pódio, algo que não é indiferente à Federação de Ginástica de Portugal.

“Para Portugal só podemos esperar o melhor! Claro que contamos com várias medalhas e ambicionamos ouvir A Portuguesa. Sabemos aquilo que somos capazes e acreditamos que o facto de estarmos em casa irá ser muito positivo para os nossos ginastas”, assegura a também Diretora Executiva da FPG.

No escalão 12-18 anos e na categoria de Par Feminino, Portugal estará representado por Constança Santos e Diana Laranjinha, bem como pela dupla de Matilde Taveira e Alexandra Cardoso. Guilherme Silva e Salvador Oliveira entram em ação nos Pares Masculinos, enquanto Beatriz Gomes e Martim Rego competem nos Pares Mistos ao lado de Mariana Pinheiro e David Teixeira. Já os Grupos Femininos ficaram nas mãos de Francisca Pires, Varvara Pastukhova e Beatriz Cardoso, e ainda do trio de Maria Correia, Catarina Santos e Maria Amorim.


No escalão 13-19 anos, foram convidados os Pares Femininos de Sofia Ferreira e Joana Silva, bem como o de Rita Faria e Mélanie Rodrigues. Rafael Santos e Gustavo Fernandes, assim como Guilherme Matos e Fábio Beco, vão vestir as cores nacionais nos Pares Masculinos. Já os Pares Mistos serão representados pelos ginastas Maria Henriques e João Carreira, e ainda Beatriz Almeida e Tiago Largosse. Por sua vez, na competição de Grupos teremos no praticável o trio de Ema Fernandes, Leonor Carreira e Alícia Santos, bem como de Inês Nossa, Laura Veloso e Maria Duarte. Já do lado masculino, João Samico, Tomás Martinho, Jorge Silva e Gabriel Vilela serão os único Grupo Masculino português em competição.

427 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page