A European Gymnastics divulgou, esta sexta-feira, a lista de nomeados para os Prémios Gymnast Of The Year 2024 (Ginastas do Ano 2024) e a Ginástica Nacional voltou a ser reconhecida.
As votações encontram-se abertas até ao dia 26 de fevereiro no site da European Gymnastics. Uma vez que os vencedores serão escolhidos pelo público, este é o momento ideal para a família da Ginástica se unir na missão de premiar os talentos nacionais. Por isso, conheça agora um pouco da história dos nossos nomeados:

Female Gymnast of The Year 2024
Filipa Martins habituou-nos a alcançar resultados nunca antes conseguidos em Portugal mas, no último ano da sua carreira, fez história. Depois de se ter estreado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e de ter marcado presença nos do Japão, a ginasta lusa chegou ao topo com um 20º lugar na final de All-Around dos Jogos Olímpicos de Paris.
A importância de Filipa Martins é evidente para o panorama nacional tendo inspirado dezenas de jovens a seguir as suas pisadas. Um feito agora reconhecido pela European Gymnastics que a nomeou para o prémio Female Gymnast Of The Year 2024 (Ginasta Feminina do Ano 2024). A votações encontram-se igualmente as ginastas Alice D’Amato, Valentina Georgieva, Bryony Page e Darja Varfolomeev.
Outstanding Performance 2024
Na Ginástica Aeróbica o estilo absolutamente irreverente de Rui Cansado também não passou despercebido. Desde cedo que o ginasta português começou a brilhar no praticável e a somar títulos em competições nacionais e internacionais mas, nos últimos anos, decidiu inovar apostando em aulas de Ballet Clássico e adotando um estilo absolutamente único a nível mundial. A ousadia e a coragem valeram-lhe uma nomeação para o Prémio Outstanding Performance (Exibição Notável).
A seu lado nas votações encontram-se Julia Weissenhofer, a Equipa Francesa de Ginástica Rítmica, a classe Veterans e ainda a classe lusa Top Acro Gym do Gimnofrielas. Um grupo gímnico criado em 2016, inserido na Ginástica Para Todos e que utiliza elementos da Ginástica Acrobática nos seus esquemas.
Habituados a participar em eventos internacionais de GPT, ao longo dos anos foram desenvolvendo uma identidade própria e demonstradora de uma enorme qualidade gímnica já tendo até elementos característicos como “a onda humana”.
Para além disto são portadores de uma resiliência e de um sentido de união destacáveis. Exemplo disso foi a sua última participação no EGfLC onde foram vítimas de uma burla associada à venda de bilhetes de avião falsificados. A cerca de 48 horas do começo do evento, esta classe viu-se obrigada a comprar novas viagens e a garantir que chegava a tempo da competição. Alguns dos ginastas chegaram à cidade de Bodø, na Noruega, poucas horas antes da exibição mas mesmo assim conseguiram obter a menção Ouro, a mais elevada do concurso, e ainda o WOW Factor, um reconhecimento em prol da sua espetacularidade e entregue apenas a uma de todas as classes/grupos participantes.
Comentários