O Comité Olímpico de Portugal (COP) consagrou, esta quinta-feira, os melhores do desporto português no ano olímpico de 2024. O evento decorreu no SUD Hall Lisboa e contou com a presença dos ginastas olímpicos Filipa Martins e Gabriel Albuquerque, dos treinadores José Ferreirinha e João Pedro Monteiro, dos juízes Álvaro Sousa e João Oliveira e do Presidente da Federação de Ginástica de Portugal, Luís Arrais.
Esta foi uma noite de grande destaque para o Desporto Nacional, mas também para a Ginástica. Gabriel Albuquerque venceu o Prémio Juventude - juntamente com a judoca Taís Pina - por ter alcançado o 5º lugar em Trampolim Individual nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
“É uma honra receber este prémio. O meu objetivo com este prémio é motivar atletas a não desistirem dos seus sonhos”
De acordo com o COP, o Prémio Juventude destina-se a “premiar o atleta nacional masculino e a atleta nacional feminina, de escalões jovens, que mais se tenha distinguido no ano anterior pela obtenção de resultados de excelência em competições internacionais ao mais alto nível desportivo, sendo relevante o mérito do percurso académico”.
Fotografia: Comité Olímpico de Portugal
Por sua vez, o Prémio Excelência Desportiva foi entregue aos medalhados Iúri Leitão e Rui Oliveira (Ciclismo), Pedro Pichardo (Atletismo) e Patrícia Sampaio (Judo). Já os treinadores Gabriel Mendes (Ciclismo), Jorge Pichardo (Atletismo) e Marco Morais (Judo), receberam o Prémio Mérito Desportivo por terem levado os seus atletas ao pódio olímpico.
Telma Monteiro (Judo) foi consagrada com o Prémio Prestígio por ter “uma carreira desportiva de 25 anos de excelência”, enquanto o Prémio Ética Desportiva foi entregue a Iúri Leitão “por na prova de omnium masculino dos Jogos Olímpicos Paris 2024 ter decidido esperar quando o francês Benjamin Thomas liderava, para saber se o adversário estava bem, em vez de aproveitar a oportunidade e tentar chegar à vantagem que lhe poderia dar o 1º lugar”.
Na área do ensino, o Prémio Investigação Científica foi para o atual Presidente da Faculdade de Motricidade Humana, Luís Bettencourt Sardinha, e o Prémio Educação Olímpica para o Programa Oeiras Educa+.
Mas esta foi também uma noite de memória e reconhecimento. José Manuel Constantino, Presidente do COP falecido a 11 de agosto, foi homenageado pelos presentes, tendo-lhe ainda sido atribuída a Ordem Olímpica Nacional do COP e o Colar de Honra ao Mérito Desportivo entregue pelo Governo de Portugal.
Comentários