A ginasta Filipa Martins conquistou, esta segunda-feira, o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris, que vão decorrer em 2024. O lugar foi garantido através da sua brilhante prestação no Campeonato do Mundo de Ginástica Artística, em Antuérpia, na Bélgica.
A ginasta de 27 anos alcançou um total de 51.965 pontos (13.166 pontos nos Saltos, 13.333 em Paralelas Assimétricas, 12.633 em Trave e 12.833 em Solo) na qualificação para o All Around, ficando em 27º lugar da competição.
O lugar mais alto do pódio foi para a norte-americana Simone Biles (58.865 pontos), seguida da companheira de equipa Shilese Jones (56.932 pontos) e da inglesa Jessica Gadirova (56.766 pontos).
Foi em 2016 que Filipa Martins pisou, pela primeira vez, o praticável de uns Jogos Olímpicos, tendo marcado presença no Rio de Janeiro, Brasil. Cinco anos mais tarde regressava ao maior palco do desporto para os Jogos de Tóquio, no Japão. Para o ano teremos a certeza que voltará para brilhar, como só ela sabe, na cidade da luz, Paris.
Luís Arrais, presidente da Federação Ginástica de Portugal, revelou sentir um "grande orgulho" pelo resultado da ginasta. "A Ginástica está de parabéns. Para a Filipa, para o treinador e para o clube muito obrigada a toda a família gímnica".
Já Artur Romão, chefe de delegação, considera o resultado "um feito gigante", numa prova que contou com um "nível elevadíssimo" em que a "Filipa esteve à altura do desafio".
A ginasta encontra-se na Bélgica acompanhada por Luís Arrais, Artur Romão, pelos treinadores José Ferreirinha (treinador Nacional), Susana Coutada e Sara Nabais, assim como pela fisioterapeuta Beatriz Almeida.
댓글