top of page

Acrobática: Portugal já tem dois Pares na final do Campeonato do Mundo

O Campeonato do Mundo de Ginástica Acrobática começou esta manhã e Portugal já está a dar cartas. Inês Faria e Beatriz Carneiro foram as primeiras ginastas lusas a entrar no praticável e mostraram estar à altura do enorme desafio. Na prova de Equilíbrio, totalizaram  27.530 pontos, um resultado que lhes valeu o 3º lugar das Qualificações e passagem direta para as finais nesta especialidade.


Fotografia: Pedro Barata / FGP


Depois foi a vez do Par Maculino de Gonçalo Parreira e Miguel Lopes brilhar na prova de Dinâmico, onde foram 2º classificados com 27.640 pontos. Uma nota que também lhes deu acesso às finais na especialidade.


A sessão da tarde irá começar com a Cerimónia de Abertura, seguindo-se as Qualificações que irão contar com a prova dos Pares Mistos de Matilde Silva e Bruno Ramalho (Dinâmico), de Lara Fernandes e Guilherme Henriques (Dinâmico) e ainda com o Grupo Feminino de Joana Pinto, Eduarda Portela e Carolina Marques (Equilíbrio).


Fotografia: Pedro Barata / FGP


Como funciona a competição?


Na Ginástica Acrobática existem cinco categorias em competição: Pares Femininos, Pares Masculinos, Pares Mistos, Grupos Femininos e Grupos Masculinos. Todos os ginastas em prova terão de executar pelo menos dois exercícios, o de Dinâmico e Equilíbrio. Os oito melhores classificados em cada especialidade conseguem passagem direta para as respetivas finais (com exceção dos Grupos Masculinos que, por terem menos participantes, têm apenas 6 vagas nas finais).


Para além disto, e por se tratar de um Campeonato do Mundo, está em jogo ainda a classificação “All-Around” e por Equipas.


Para a primeira é preciso fazer contas. Com as provas de Equilíbrio e de Dinâmico terminadas, o somatório de ambas irá determinar os Pares / Grupos que conseguirão um lugar nas finais apresentando o exercício de Combinado.


Já na competição por Equipas, cada Federação Nacional terá de escolher previamente a constituição da sua equipa. No caso de Portugal será o Par e o Grupo Feminino juntamente com o Par Masculino e será o somatório de todas as suas notas que irá determinar os vencedores.


Fotografia: Pedro Barata / FGP

301 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page